Novidades

- 19.07.2018

Técnicas rápidas para acender o fogo e preparar um churrasco

Truques que facilitarão o almoço de Dia dos Pais!

Imprimir esta novidade
Compartilhar esta novidade

É melhor fazer o fogo com lenha ou carvão? Qual a quantidade certa de carvão por quilo de carne? Quanto tempo leva-se para acender um fogo e como fazer isso de forma mais rápida? Devo usar álcool etílico? São tantas perguntas na hora de iniciar o fogo para o churrasco que a função fica com cara de complicada. Muitas vezes as pessoas até desistem de fazer uma carne assada porque parece difícil e demorada a logística. Para ajudar na missão “almoço de Dia dos Pais”, reunimos macetes e truques que tirarão todas as suas dúvidas e facilitarão o preparo.

Lenha ou carvão?
Você quer praticidade e facilidade na hora de trabalhar no fogo? Use sempre o carvão, sem dúvidas. A lenha, apesar de conferir um sabor excelente à carne, demora mais para pegar e as técnicas de acender o fogo são mais complicadas.

Quantidade de carvão por quilo de carne:
1kg de carvão para cada quilo de carne. Mas é sempre importante ter um pouco de carvão na reserva.

Quanto tempo antes de colocar a carne deve-se acender o fogo?
Em média de 30 a 40 minutos antes. Assim dá tempo de as chamas do fogo baixarem e você conseguirá cozinhar a carne no calor das brasas, como deve ser.

Quais as técnicas para acender a churrasqueira?
Existem inúmeras técnicas por aí. Entretanto, só vamos apresentar as mais seguras. Muita gente tenta acender a churrasqueira com álcool 70% ou menos; porém, esse álcool é misturado com água, o que dificulta o início do fogo e torna o processo perigoso. Sempre que for usar álcool, opte pelo álcool gel. Portanto, sempre que falarmos em álcool por aqui, lembre-se: é o álcool gel.

Técnica do Vulcão
Enrole várias folhas de jornal ao redor de uma garrafa de vidro vazia (como uma de vinho, por exemplo). Quando formar uma camada espessa de jornal, posicione o objeto no centro do carvão. Retire com cuidado a garrafa e você verá que as folhas de jornal formaram uma espécie de canudo, ou “vulcão”. Preencha bem este canudo com mais carvão (tanto por dentro quanto por fora) e ateie fogo em ambos os lados. Algumas pessoas ainda espalham um pouco de álcool gel no entorno do canudo antes de atear fogo.

Técnica do Papel Higiênico
Encharque um bom pedaço de papel higiênico com óleo de cozinha e coloque-o dentro da churrasqueira sob uma base de carvão. Posicione mais alguns pedaços de carvão por cima deste papel e dê fogo. Funciona rápido demais, cuidado!

Técnica dos Cones de Papelão
Rasgue três ou quatro pedaços do saco de carvão e forme cones com eles. Espalhe óleo de cozinha pelos cones e ateie fogo na ponta dos mesmos. Quando o fogo pegar, posicione-os na churrasqueira formando uma pirâmide de carvão na volta dos cones.

Técnica do Pão + Álcool:
Pegue um pão francês amanhecido e retire o miolo. Molhe o pão com álcool gel e coloque-o na churrasqueira, bem no meio do carvão, fazendo um montinho de carvão em volta do pão. Depois, risque um fósforo e jogue no local.

Técnica das pastilhas de álcool sólido:
Uma das técnicas mais fáceis. Vá ao supermercado e procure por essas pastilhas, que também podem ser chamadas de “álcool sólido acendedor” ou “pastilha para churrasqueira”. É só colocar no meio do carvão, riscar o fósforo e pronto!

É sempre bom ter: um acendedor automático!
O mais funcional e prático dentre os acendedores automáticos é o da Fiat Lux, uma espécie de caixa com fósforos gigantes, onde você destaca um fósforo da cartela, acende e posiciona exatamente no meio do carvão na churrasqueira. Facílimo, e tem no Zaffari e Bourbon!

Revista de Ofertas

Confira as principais ofertas
da rede Zaffari & Bourbon.

Endereços e horários:

Selecione um de nossos empreendimentos para conferir o endereço e os horários de funcionamento.

 
© 2021 Grupo Zaffari. Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade | Termos de Uso
Grupo Zaffari