Novidades

- 09.07.2020

Entre na onda do pão feito em casa com o refinado brioche

O clássico da boulangerie francesa é macio, leve e douradinho por fora

Imprimir esta novidade
Compartilhar esta novidade

Quem também está aproveitando os dias em casa para fazer pão? Preparar a massa, sovar e assar tornou-se uma das atividades favoritas de quem se aventura na cozinha durante o período de isolamento social.

Esse fenômeno tem algumas explicações além do tempo livre. Realizar atividades manuais dá prazer, ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade e é ótimo para sair da rotina.

O pão é uma comida que costuma trazer memórias afetivas: quem não lembra da mãe, avó ou tia fazendo aquela fornada que perfuma a cozinha?

A escolha do pão também se deve ao fato de ser uma receita geralmente simples, que junta ingredientes comuns como farinha, água, sal e fermento. As pessoas se sentem desafiadas e ao mesmo tempo recompensadas com o resultado. E, após várias tentativas, erros e acertos, muitos partem para receitas mais desafiadoras.

É o seu caso? Então chegou a vez de preparar uma das receitas mais clássicas da boulangerie francesa: o brioche. Ele é reconhecido por ser macio, leve, rico em gordura, crocante e com uma crosta douradinha que encanta

Além dos ingredientes mais usuais dos pães, o brioche é enriquecido com ovos e manteiga. São eles que conferem personalidade ao famoso pãozinho. É importante usar insumos de alta qualidade: na França, dizem que a qualidade da manteiga determina o resultado do brioche.

Prepará-lo não é difícil, mas é trabalhoso: no processo, a atenção a todos os detalhes é fundamental.

Seja no tradicional formato de brioche à tête – redondo e com bolinha em cima – ou como brioche nanterre, feito na forma de pão, uma coisa é certa: o cheirinho de pãozinho fresco saindo do forno promete conquistar todo mundo na sua casa. Para preservar o sabor, consuma logo que sair do forno ou durante o mesmo dia em que for assado.

Ingredientes:
1/4 de xícara de água morna
1/4 de xícara de leite morno
3 colheres de chá de fermento biológico seco
2 e 3/4 de xícara de farinha de trigo
1 e 1/2 colher de chá de sal
3 ovos grandes
3 colheres de sopa de açúcar
240g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 ovo batido com 1 colher de chá de água para finalizar

Modo de Preparo:
Misture a água e o leite na tigela da batedeira juntamente com o fermento. Bata levemente para dissolver e deixe descansar por 8 minutos.
Adicione a farinha e o sal e bata em velocidade média por 1 a 2 minutos.
Acrescente os ovos, um a um, batendo bem antes de cada adição.
Acrescente o açúcar e bata até que a mistura esteja lisa.
Reduza a velocidade e adicione a manteiga colher por colher, misturando bem antes de cada adição. Aumente a velocidade e bata até que a massa esteja se soltando da tigela, por cerca de 9 minutos.
Unte uma bacia média e coloque a massa coberta por plástico filme para crescer até que dobre o volume.
Estique a massa levantando-a e cubra novamente para crescer por mais 30 minutos. Repita essa operação mais três vezes, totalizando 2 horas.
Leve a massa para a geladeira por 8 horas.
Divida e boleie a massa no formato desejado. Distribua em uma forma untada. Cubra com uma toalha e deixe descansar por 1 hora.
Preaqueça o forno a 200° C.
Pincele delicadamente a superfície da massa com a mistura de ovo e água e asse até que dourem, por mais ou menos 20 minutos.

Revista de Ofertas

Confira as principais ofertas
da rede Zaffari & Bourbon.

Endereços e horários:

Selecione um de nossos empreendimentos para conferir o endereço e os horários de funcionamento.

 
© 2021 Grupo Zaffari. Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade | Termos de Uso
Grupo Zaffari