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- 06.11.2017

Utilize ingredientes alternativos na hora de adoçar

Confira as opções que você encontra nas prateleiras Zaffari e Bourbon

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Seja por estar buscando uma alimentação mais equilibrada ou por querer perder uns quilinhos, a busca por alternativas para substituir o açúcar acaba sendo necessária. Estar em um processo de mudança de hábitos alimentares não precisa ser sacrificante e pode ser muito prazeroso quando você é curioso e busca maneiras diferentes de comer tudo o que lhe faz feliz. Com o crescimento do mercado saudável muitas opções apareceram para ajudar a deixar a vida mais doce mesmo quando estamos de dieta. Mas como cuidar e controlar a quantidade?

Para essas horas, quem busca reduzir o consumo de açúcares ou fazer uma dieta alimentar mais saudável, pode contar com 3 formas alternativas de adoçar as receitas substituindo o açúcar comum: açúcar de coco, açúcar mascavo e açúcar demerara.

O açúcar de coco é obtido através do néctar do coco e possui baixo índice glicêmico – interferindo pouco na glicemia sanguínea – o que o torna o queridinho do momento. Além disso, é rico em vitaminas do complexo B, ferro, zinco, potássio e magnésio. O açúcar mascavo e o açúcar demerara são provenientes da cana de açúcar e passam por diferentes etapas. O mascavo não passa pelo refinamento, conservando mais nutrientes; enquanto o demerara possui essa etapa em sua produção.

Para quem prefere utilizar adoçantes, a estévia é uma opção natural que pode ser encontrada na forma líquida ou em pó. É obtida através de uma planta, o que a torna rica em antioxidantes. Possui índice glicêmico zero, uma supervantagem para quem busca perder peso. Suas duas apresentações facilitam na hora de inseri-la nas preparações, podendo adoçar shakes, sucos, chás, cafés, bolos, panquecas, cookies e por aí vai. Outra opção natural para adoçar suas receitas é com tâmaras. Para utilizar a fruta originária do Oriente Médio, basta hidratá-las e acrescentar em bolos, pães, shakes e geleias. É rica em potássio, cobre, magnésio e cálcio. Pode ser utilizada na mesma proporção do açúcar comum.

Por último, e não menos importantes: mel e melado. Ambos são líquidos densos, porém de sabores diferentes e característicos. O melado é obtido da cana de açúcar, tem sabor forte e cor bem escura, o que pode interferir na aparência da sua receita. É rico em cálcio, ferro, selênio, manganês e cobre e ainda tem a vantagem de não perder nutrientes quando submetido ao calor. Já o mel precisa de mais atenção, visto que quando é exposto a altas temperaturas acaba perdendo nutrientes. Entretanto, é ótimo para a imunidade e fica delicioso em receitas de molhos para salada e para adoçar bebidas geladas. Importante ressaltar que os açúcares devem ser consumidos com moderação. Procure um profissional para lhe orientar quanto às quantidades ideais para sua saúde.

*Produtos disponíveis nos Hipermercados Zaffari e Bourbon, conforme estoque de cada loja.

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