Tudo que você precisa saber sobre chocolates! | Novidade - Zaffari & Bourbon

Novidades

- 04.04.2017

Tudo que você precisa saber sobre chocolates!

Conheça a composição de cada tipo de chocolate e escolha aquele que mais se adapta a sua dieta

Imprimir esta novidade
Compartilhar esta novidade

Para falar deste assunto um tanto quanto delicioso, mas cheio de dúvidas, convidamos a nutricionista parceira do Zaffari e Bourbon, Paula Pinto, do programa “E agora, Nutrinha?”, que esclarecerá muitas questões para a hora da escolha dos chocolates desta Páscoa. Confira as orientações dela!

**

O chocolate é visto como o grande vilão da dieta, mas chegou a hora de esclarecer algumas coisas sobre esse alimento que causa tanto medo, ainda mais com a Páscoa chegando. Terrorismo nutricional não está com nada, até chocolate, quando soubermos escolher, pode ser benéfico para nossa saúde. Para entender sobre o chocolate – assim como sobre qualquer alimento – precisamos entender de onde ele vem, do que ele é feito e porque ele é bom ou ruim. Precisamos nos interessar sobre o que estamos comendo, ser curiosos sobre o que compõe a nossa alimentação, e assim poder desfrutar melhor de tudo de bom que o universo saudável nos oferece. Então, vamos do início!

A base de todo chocolate é o cacau. O cacau é um fruto tipo cápsula, que vem do cacaueiro, uma árvore geralmente com 6 metros de altura, que era considerada sagrada pelos Astecas e Maias. O cacau é rico em antioxidantes como polifenóis e flavonóides, com ação no combate aos radicais livres, bons índices de potássio, que regula os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea. Também contém fósforo, magnésio e cálcio. Em rituais sagrados, eles utilizavam as sementes (após um longo processo) em bebidas, o que se suspeita ser a primeira versão do chocolate. Só foi ser adoçado anos depois na Europa, onde começou a ganhar popularidade. Hoje em dia, no momento da produção do chocolate, o cacau é prensado e se divide em duas partes: a massa do cacau e a gordura do cacau, que é chamada de manteiga de cacau. O chocolate que conhecemos hoje utiliza basicamente uma mistura de massa de cacau, manteiga de cacau, leite, açúcar e aromatizantes. Bom, sabendo disso podemos seguir para a composição de cada tipo de chocolate e assim conseguir escolher o que se adapta melhor a cada pessoa, certo? Tem para todos os gostos, dietas, estilos e necessidades.

Agora vou apresentar para vocês os tipos de chocolates que encontramos disponíveis no mercado e quais as diferenças entre eles.

O que difere um chocolate do outro é a quantidade de cacau que é utilizado na sua fórmula assim como a quantidade de açúcar e se é utilizado leite na sua composição, ou seja, quanto mais cacau o chocolate tiver, menos açúcar iremos encontrar nele. Ainda temos opções que utilizam adoçantes no lugar do açúcar, que pode ser uma opção para os diabéticos. Para os alérgicos ou intolerantes a lactose, nem tudo está perdido! Também existem chocolates que não utilizam leite na sua fórmula.

Chocolate ao leite:

Um dos mais calóricos, na sua fórmula vamos encontrar mais açúcar do que cacau. Também é possível encontrar nele massa e manteiga de cacau, leite, leite em pó ou leite condensado. Coma com moderação e em ocasiões especiais!

 

Chocolate meio amargo:

Já possui uma porcentagem maior de cacau, mas ainda é predominante o açúcar. Normalmente possui 40 a 50% de cacau. Assim como o chocolate ao leite, pode conter massa e manteiga de cacau, leite, leite em pó ou leite condensado.

 

Chocolate amargo:

Se você está em processo de emagrecimento ou quer usufruir os benefícios do cacau: essa é a melhor opção! Possui 60% ou mais de cacau, acompanhado de massa e manteiga de cacau. Normalmente não levam leite na sua composição.

Uma boa opção que encontramos nos Hipermercados Zaffari e Bourbon, e possui uma supervariedade de sabores, é a linha Special Dark da Hershey’s. Os chocolates da linha possuem 60% de cacau e tem 4 sabores: tradicional, menta, laranja e cranberry.

Além desse, achamos uma opção de chocolate belga, da Balance, sem adição de açúcar, com 72% de cacau, ou, ainda, nas versões sem glúten e sem lactose para contentar qualquer caso. A Lindt também traz opções de chocolates com 60% e 70% de cacau, prometendo um chocolate fino e macio.

Para quem gosta de usufruir dos orgânicos, no Zaffari também é possível encontrar chocolates da Native, que traz 75% de cacau orgânico na sua fórmula, e os chocolates da AMMA nas opções 60%, 75%, 85% e 100% cacau. Além disso, os da AMMA não contêm glúten nem lactose.

 

Chocolate diet:

Para alegrias dos diabéticos ou de quem está evitando doses de açúcar, o chocolate diet substitui o açúcar por adoçantes. Os chocolates diets possuem as mesmas características do chocolate ao leite com exceção do açúcar, então é preciso moderação se você está buscando perder aqueles quilinhos a mais.

Especial para esse pessoal, eu fiz uma listinha com top 3 chocolates diets encontrados nas lojas Zaffari e Bourbon:
- LINEA: tem opções diet de chocolate ao leite e com 50% de cacau!
- FLORYBAL: pra fugir da tradicional barra de chocolate, tem a opção de trufas diet!

 

Chocolate branco:

Por último, mas não menos importante, também encontramos os chocolates brancos. Não leva massa de cacau na sua composição, sendo formado por manteiga de cacau, açúcar e leite. Por possuir somente a gordura proveniente do cacau, o chocolate branco acaba sendo o mais calórico e menos antioxidante. Além disso, é o que mais possui açúcar na sua composição. Apreciar com moderação, afinal uma dose de doce de vez em quando vai bem!

Agora que você já sabe tudinho sobre os chocolates, escolhe o que melhor se adapta aos teus objetivos e estilo de vida. Como eu falei lá em cima, nada de terrorismos! Aproveite a Páscoa com consciência, sem culpa e muita saúde! Aproveita pra mostrar as dicas para os amigos e toda família, assim cada um pode eleger seus preferidos!

Os produtos desta matéria estão sujeitos à disponibilidade em estoque nos Hipermercados Zaffari e Bourbon. Consulte a sua loja de preferência aqui!

Revista de Ofertas

Confira as principais ofertas
da rede Zaffari & Bourbon.

Visualize o tabloide - Rio Grande do Sul
Visualize o tabloide - São Paulo

Endereços e horários:

Selecione um de nossos empreendimentos para conferir o endereço e os horários de funcionamento.

 


Trabalhe Conosco

Cadastre-se em nosso site.


© 2017 Grupo Zaffari. Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade
Grupo Zaffari