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- 20.11.2019

Rabanada em versão saudável para se deliciar sem culpa no Natal

A receita clássica da data chega de cara nova

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Fatias douradas de pão embebidas em ovos batidos e envoltas na mistura de açúcar e canela. Dá quase pra sentir o cheirinho das clássicas rabanadas preparadas na nossa infância, não é mesmo?

Elas são um doce típico da ceia de Natal em vários países e há relatos do seu preparo desde o século XV. A tradição de prepará-las foi passada de geração em geração.

Com a preocupação cada vez maior em ter uma alimentação balanceada, que tal substituir alguns ingredientes da rabanada por outros mais saudáveis? Nossa dica é utilizar pão integral ao invés dos feitos com farinha branca. Os pães feitos farinhas integrais são mais ricos em fibras, vitaminas e minerais e possuem menos açúcares e gorduras. E o melhor: aumentam a sensação de saciedade.

Outra importante adição à versão saudável de rabanada são as frutas vermelhas, como morango, cereja, amora, framboesa e mirtilo. Todas são fontes de diversas vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo. Além disso, as frutinhas avermelhadas são deliciosas e dão uma aparência cheia de classe à clássica receita natalina.

Prepare e sirva ainda quentinhas: todo mundo vai amar e ter doces recordações.

Ingredientes:

2 ovos grandes
1 banana
um pão integral
150g de frutas vermelhas (framboesa, mirtilo e morango)
20g de pistaches
4 colheres de sopa de iogurte natural
mel a gosto
uma pitada de noz-moscada
uma colher de café canela
uma colher de sopa de azeite
açúcar de confeiteiro e hortelã para decorar

Modo de preparo:

No liquidificador, bata os ovos, a banana, a noz-moscada e a canela.
Reserve a mistura em um prato fundo.
Corte o pão integral em tiras de 1 a 2 cm.
Molhe o pão nos ovos, fazendo uma leve pressão para que a mistura seja absorvida.
Enquanto isso, aqueça uma colher de azeite em uma frigideira em fogo médio.
Coloque as tiras de pão e deixe cozinhar por 3 ou 4 minutos, até ficarem com a borda dourada, e vire para dourar todos os lados
Sirva a rabanada com as frutas vermelhas, o iogurte, o mel e o pistache por cima.
Decore polvilhando açúcar de confeiteiro e folhas de hortelã.

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