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- 14.06.2017

Pinhão: sabor e saúde à mesa neste inverno

Conheça os benefícios dessa semente e descubra qual a melhor hora do dia para consumi-la

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Supertípico da região Sul, o pinhão começa a aparecer na feira do Zaffari agora no inverno e está em quase todos os carrinhos que visitam as lojas, seja cozido, cru, em receitas da rotisseria, entre outras apresentações. É mais comum nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná porque origina-se de uma árvore chamada Araucária Angustifolia, bastante característica do clima subtropical brasileiro e dessas terras. Nas árvores, o pinhão se forma dentro de uma pinha fechada, que com o tempo vai abrindo até que a semente seja liberada. Ah, mais isso: o pinhão é uma semente.

Fonte de saúde
Além de muito delicioso, o pinhão é meganutritivo, sabia? E ao contrário do que muita gente pensa, não é tão calórico assim. Rico em fibras, 10 unidades de pinhão chegam a ter 9g de fibras – o que é extremamente maravilhoso! Se compararmos com 2 fatias de pão integral, que têm em média 3,5g de fibras, o pinhão contém o dobro. É um daqueles carboidratos que a gente adora, possui baixo índice glicêmico, ou seja, a glicose ingerida consumindo o pinhão é lentamente absorvida pelo organismo, fazendo com que não ocorram picos de glicemia. Ele também é rico em vitamina E, vitamina K, cobre, ferro e manganês – nutrientes que auxiliam no bom funcionamento do sistema cardiovascular. E se você acha que parou por aí, está muito enganado! O pinhão ajuda a combater os radicais livres tendo efeito antienvelhecimento. Tudo de bom!

Melhor hora do dia para comer pinhão

  • Para uma dieta balanceada, a dica da nutricionista Paula Pinto é consumir a semente no almoço ou no jantar acompanhada de boas fontes proteicas, como carnes, uma vez que o pinhão exerce o papel de carboidrato da refeição.
  • Já para quem está buscando perder peso, a recomendação é ingerir pela manhã, como substituto de carboidratos como o pão branco, por exemplo.

  • O pinhão também pode ser uma ótima opção pré-treino; porém, como é um carboidrato completo, o consumo e a quantidade dependem do tipo de atividade física a ser praticada. Por isso, é interessante consultar a nutri para saber certinho como proceder.
  • Como um lanche, o pinhão pode ser consumido sozinho, pois as fibras contidas nele ajudarão a manter o índice glicêmico e a saciedade do corpo por mais tempo.

Formas de consumo
A forma mais comum de consumo é o pinhão cozido na água, em uma panela de pressão. Porém, as tradições italianas da Serra Gaúcha revelam outras maneiras como o sapeco de pinhão, o pinhão na chapa do fogão à lenha, a paçoca de pinhão, o churrasco de pinhão, e por aí vai… Para quem gostar de ousar na cozinha, é possível criar vários pratos com o ícone do inverno. Vale apostar nesta semente pelo sabor e pelos benefícios que traz à saúde!

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