Páscoa com receitas saudáveis e dicas da nutricionista | Novidade - Zaffari & Bourbon

Novidades

- 12.04.2017

Páscoa com receitas saudáveis e dicas da nutricionista

Um cardápio completo para fazer durante o feriado

Imprimir esta novidade
Compartilhar esta novidade

A Páscoa está chegando…E, com os três dias de feriado, seja com a família ou os amigos, a tendência é que o festival gastronômico seja dos grandes, não é? Na intenção de ajudar você a manter uma alimentação mais saudável também neste período, convidamos a nutricionista Paula Pinto, do programa “E agora Nutrinha?”, para preparar um menu completo com receitas saudáveis para os dias do feriadão. Você verá que é possível, sim, fazer um cardápio supergostoso sem deixar a saúde de lado. Vamos conferir quais são as sugestões dela?

Sexta-feira:

Lá em casa é lei ter um menu com frutos do mar. A verdade é que aqui no sul nosso costume é optar sempre pela carne vermelha, então tem algumas ocasiões que comer aquele peixinho acaba sendo tradição, né? Separei uma opção completa para um almoço com tudo que tem direito. Confere só:

Entrada: bolinho de bacalhau com batata-doce, feitos no forno! Para empanar vamos usar farinhas do bem, ricas em proteínas, o que confere ainda mais valor nutricional para nosso petisco! Pra deixar ele ainda mais bonito, pode usar batata-doce laranja e batata-doce roxa. Olha que charme!

Crocante por fora e macio por dentro!

Ingredientes:
3 batatas-doce bem cozidas e amassadas
400g de bacalhau já dessalgado
1 cebola picada
½ tomate picado sem as sementes
2 dentes de alho
3 colheres de sopa de azeite de oliva
Tempero verde a gosto
1 ovo
1 colher de sopa de farinha de linhaça dourada
Amaranto ou quinoa em flocos para empanar

Como faz?
Refogue o bacalhau com a cebola, o alho e o tomate. Misture com a batata amassada, a farinha de linhaça e o azeite. Faça bolinhas do tamanho que quiser. Em uma tigela separada, bata o ovo. Passe as bolinhas no ovo, em seguida no amaranto em flocos e organize em uma forma untada. Leve ao forno pré aquecido a 180º por 25 minutos ou até dourar. Sirva com molhos levinhos como de iogurte com alho e temperos desidratados.

Prato Principal: peixe com legumes no forno! Aqui o peixe pode ser o de sua preferência, o importante é que seja bem fresquinho, como encontramos na peixaria do Zaffari. Dica: Uma característica importante para escolher o peixe é observar se a escama está firme e brilhante e os olhos não estarem fundos. Você pode armazenar por até 2 dias na geladeira (em média 5ºC).

Acompanhamento: que tal um risoto de camarão para fechar esse menu delicioso? Para o seu risoto não fugir da onda saudável, escolha queijos de boa qualidade e manteiga ghee ao invés de manteiga tradicional. Para o caldo do risoto, capricha em um bem caseiro, com pouco sal e bastante temperos naturais.

Sobremesa: Mousse de limão light. Com um menu desses, nada melhor do que uma sobremesa refrescante para finalizar, né? O mousse de limão pode ser feito com gelatina sem sabor e iogurte no lugar do leite condensado e creme de leite. Use adoçantes ou açúcares de boa qualidade (como mascavo ou demerara). Ah, e use o suco fresquinho do limão!

Sábado:

Feriados como o da Páscoa sempre acabam sobrando muita comida, não é? O banquete de sexta acaba ficando de bobeira na geladeira, e vamos combinar: desperdício não está com nada! Para o almoço de sábado, a gente te ajuda e aproveitar o que sobrou de sexta, para um novo menu!

Entrada: já ouviu falar em Arancini? Foi feito até no MasterChef! É uma espécie de bolinho de arroz feito com risoto empanado. Então já deu pra entender né? Pega aquele risoto do dia anterior, molde em bolinhas e frite em óleo bem quente. Claro que assar é uma opção mais saudável, mas uma vez ou outra, em uma ocasião especial, a fritura faz bem pra alma! Coma com moderação!

Prato Principal: que tal optar por algo mais leve? Uma lasanha caprese pode ser uma ótima ideia! Nas prateleiras do Zaffari, você encontra opções de queijo branco e massa de lasanha integral, fazendo seu prato ser mais saudável e igualmente delicioso.

Acompanhamento: pega aquele peixinho do dia anterior que é hora de preparar uma salada especial! Confere a receita:

Ingredientes:
Mix de folhas verdes (tipos de alface, rúcula, radite)
½ xícara de grão de bico cozido
Peixe assado desfiado em partes grandes
1 tomate picado
10 azeitonas picadas
2 dentes de alho amassados
Suco de ½ limão
Temperos como salsinha ou coentro: a gosto

Como faz?
Sem mistério, misture tudo em uma tigela bonita e transparente para o visual ficar bem colorido e charmoso!

Sobremesa: que tal um manjar de coco com calda de maracujá? Para o seu manjar ficar mais saudável, utilize leite desnatado e coco ralado sem açúcar. Para o manjar e a calda a dica é a mesma: utilize açúcar mascavo ou adoçante culinário.

Domingo:

Reunir a família no domingo já é especial toda semana; porém, na páscoa se torna ainda mais significativo. Para o menu do almoço que encerra o feriadão, vamos trocar o disco e apostar numa carne vermelha? Para acompanhar, cereais integrais que fornecem bastante fibras e grãos ricos em proteínas (como a quinoa ou grão de bico).

Entrada: bruschettas! São deliciosas e superversáteis. Utilize pão integral e recheios saudáveis como tomate, berinjela, cogumelos e queijos leves como ricota, minas, mussarela de búfala e por aí vai. Ah, e é claro, um bom azeite de oliva! Veja uma receita inspiradora aqui.

Prato Principal: lombo de porco recheado com um pesto caseiro. O lombo é um dos cortes mais magros do porco, tornando-se uma opção mais saudável de consumir o suíno. Além disso, a gordura do porco se localiza na superfície, sendo mais fácil de retirar com a faca durante o preparo. Já o pesto conta com o manjericão que é anti-inflamatório e anti-bacteriano, e as nozes são ricas em cálcio, fósforo, zinco, ferro e tem ótimas quantidades de gorduras do bem.

Acompanhamento: lombo de porco e arroz a grega tem tudo a ver, e pra deixar nosso menu com boas quantidades de fibras podemos utilizar o arroz integral. Outra opção é trocar o arroz branco por quinoa em grão que tem maior quantidade de proteínas. A quinoa também é rica em cálcio, ferro, ômega 3 e 6, e vitaminas do complexo B.

Sobremesa: creme de chocolate amargo com morangos. Domingo de páscoa tem que ter chocolate, né? Nós já falamos sobre os benefícios do chocolate amargo por aqui e, por isso, ele é nosso escolhido pra essa sobremesa maravilhosa.

Ingredientes:
500g de chocolate 60% cacau (ou mais)
2 colheres de sopa de biomassa de banana verde
1 colher de sopa de óleo de coco
100ml de leite de coco light
250g de morangos

Como faz?
Derrata o chocolate em banho maria. Quando estiver 100% derretido, acrescente o óleo de coco, a biomassa e o leite de coco light. Misture bem até ficar homogêneo. Lave os morangos e corte em rodelas. Em tacinhas individuais, faça camadas intercalando o creme de chocolate com os morangos. Finalize com uma camada de creme de chocolate e morangos inteiros em cima. Pra ficar ainda mais charmoso, raspinhas de chocolate amargo salpicadas!

É claro que você pode ficar à vontade para criar outras receitas com base nesses 3 menus. Abuse da criatividade! Para te ajudar a fazer boas escolhas quando estiver dentro do seu Zaffari favorito, montamos uma lista de compras com ingredientes saudáveis para que você não esqueça de nada ou até mesmo tenha ideias de pratos para o seu feriado. Imprima a lista e boas compras!

Revista de Ofertas

Confira as principais ofertas
da rede Zaffari & Bourbon.

Visualize o tabloide - Rio Grande do Sul
Visualize o tabloide - São Paulo

Endereços e horários:

Selecione um de nossos empreendimentos para conferir o endereço e os horários de funcionamento.

 


Trabalhe Conosco

Cadastre-se em nosso site.


© 2017 Grupo Zaffari. Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade
Grupo Zaffari