Novidades

- 22.02.2018

Manteiga Ghee: a manteiga que promete mais benefícios à saúde

Entenda as propriedades e como utilizá-la

Imprimir esta novidade
Compartilhar esta novidade

Nos últimos tempos, as pesquisas na área da indústria alimentícia vêm trazendo grandes descobertas, e fazendo-nos desconstruir alguns conceitos quando o assunto é alimentação saudável. Você certamente lembrará do caso do ovo que, depois de muito tempo sendo tratado como vilão, hoje é parte importante de uma dieta equilibrada. Com as gorduras em geral isso também acabou acontecendo: a manteiga é uma ótima referência, já que hoje em dia podemos utilizá-la na nossa alimentação sem prejudicar o organismo. Mas essa história ficou ainda melhor com a popularização da manteiga ghee. Já ouviu falar? Está sendo muito utilizada, caiu nas graças do povo essa manteiga diferente que promete ser mais saudável – e igualmente saborosa. Ela começou a ganhar espaço com as dietas com restrição à lactose, visto que pode ser utilizada por intolerantes leves. Vamos entender melhor essa trajetória?

A manteiga ghee é tradicionalmente indiana feita a partir de um processo simples utilizando a manteiga comum, sem sal. Para prepará-la, é só levar a manteiga tradicional ao fogo baixo e deixar ferver bem devagar; assim, inicia-se o processo de purificação da manteiga. Durante esse processo, que deve ser feito de forma lenta, os sólidos do leite encontrados começam a se separar do líquido ficando no fundo da panela. Já as impurezas e toxinas da manteiga formam uma espuma branca no topo, deixando a parte pura da gordura entre essas 2 camadas. Retira-se apenas o líquido dourado transparente do meio que, ao esfriar, transforma-se em ghee. Se você quiser obter uma manteiga clarificada, o processo deve cessar antes de começar a fervura, apenas aquecendo a manteiga – é isso que diferencia a manteiga ghee da manteiga clarificada. A manteiga ghee é, então, uma manteiga clarificada e purificada, mas o contrário não se aplica, já que só para clarificar e purificar não é preciso muito tempo de processo nem obter a fervura.

Claro que para facilitar sua vida você encontra a manteiga ghee pronta nas lojas Zaffari e Bourbon da marca Lotus.

Mas e por que a Manteiga Ghee é mais saudável?
Em primeiro lugar, ela é feita a partir de uma fonte natural e após todo o processo temos uma manteiga sem toxinas, impurezas e com o teor de lactose e proteína do leite quase zero. Também possui diversas propriedades como vitaminas A, D, E e K, além de gorduras boas como CLA, ômega 3 e 6. Também é rica em butirato, um ácido graxo ligado a uma resposta imunológica que pode diminuir a inflamação e ajudar a melhorar o sistema digestivo. O sabor é muito parecido com a manteiga tradicional, podendo ser utilizada em qualquer alimento ou preparação, principalmente em substituição à manteiga, margarina e outras gorduras.

#Dica
Uma boa dica é temperar sua ghee com ervas frescas. Entretanto, é recomendável que você consuma com moderação, apesar de mais saudável, continua sendo uma fonte de gordura e em excesso pode fazer mal.

Revista de Ofertas

Confira as principais ofertas
da rede Zaffari & Bourbon.

Endereços e horários:

Selecione um de nossos empreendimentos para conferir o endereço e os horários de funcionamento.

 

Trabalhe Conosco

Cadastre-se em nosso site.

© 2018 Grupo Zaffari. Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade
Grupo Zaffari