Novidades

- 27.11.2017

Le Petit PôA: a pequena Porto Alegre feita para ter de recordação

Canecas do artista Tiago Giordani são ótimos presentes da cidade que você encontra nas lojas da Cia Zaffari

Imprimir esta novidade
Compartilhar esta novidade

Porto Alegre sempre foi uma referência na vida do publicitário Tiago Siliprandi Giordani, 40, natural de Novo Hamburgo e criado em São Leopoldo. Há 15 anos mudou-se para a capital gaúcha, onde, desde então, entre pedaladas e caminhadas pelas ruas, passou a enxergar os espaços, a arquitetura e a vida porto-alegrense com um apreço ainda maior. Dessa mistura de sentimentalismo e amor, somados ao questionamento: “o que vou deixar de legado do meu trabalho para a minha filha?”, surgiu, em 2013, o projeto Le Petit PôA. Uma forma que o também especialista em Design Gráfico encontrou para representar a cidade que hoje chama de sua e era carente de souvenirs ou outros itens para turistas e locais terem como recordação.

O projeto consiste em desenhar prédios, monumentos e espaços urbanos existentes em Porto Alegre de uma forma não-realista, mas sim de uma maneira que permita as pessoas reconhecerem os pontos através do seu próprio imaginário e das suas lembranças pessoais. “Um dia eu estava vendendo uma das minhas peças da Ponte de Pedra para uma senhora e ela me contou que costumava passar de barco embaixo daquela ponte e que havia, inclusive, plantado um abacateiro no local, o qual possivelmente ainda estava por lá” – lembrou ele. Ao todo já são 35 desenhos representando a cidade através de traços escandinavos. Esse traço é parecido com a Bauhaus, muito geométrico; entretanto, apresenta uma sinuosidade diferente, não sendo sempre simétrico. O traço escandinavo, esclarece Tiago, não anula as imperfeições e assimetrias das figuras. Carrega sempre um tipo de “sujeira” no desenho que não deixa ele ficar tão reto, certinho e preciso demais.

Do primeiro prédio desenhado há 4 anos, a Casa de Cultura Mário Quintana, que levou 16 horas para ser concluída, até chegar a fabricação das canecas em serigrafia que hoje são vendidas nas lojas Zaffari e Bourbon, Tiago realizou um trabalho de formiguinha, como ele mesmo gosta de chamar. O processo para transformar seus desenhos feitos inicialmente à mão, e depois passados para vetorial, exige tempo, estudo de proporções, traços, cores e, o principal, a aprovação dos consumidores. “Os mais representativos da série Le Petit PôA estão sendo vendidos no Zaffari. Não é o artista quem elege quais serão produzidos, e sim o público” – comenta o artista. Até o momento, é possível encontrar as canecas do Cais do Porto, da Ponte de Pedra, do Gasômetro e do Monumento aos Açorianos em três lojas da rede: Bourbon Country, Bourbon Ipiranga e Zaffari Higienópolis. As peças são fabricadas em porcelana de primeira linha e podem ser colocadas em lava-louças ou no micro-ondas.

Quando o assunto é o tamanho das canecas (são de 150ml), o artista explica que tudo está atrelado à proposta do projeto. “Porto Alegre é uma capital pequena, provinciana, e, por isso, precisava ser representada em canecas do mesmo porte, mais queridinhas, carregando a ideia do projeto ‘Le Petit PôA’ (na tradução literal, a pequena Porto Alegre) através também dos materiais escolhidos”.

Curtiu o trabalho do artista?
Então escolha as suas canecas para presentear, tomar aquele cafezinho ou guardar de recordação!

Revista de Ofertas

Confira as principais ofertas
da rede Zaffari & Bourbon.

Endereços e horários:

Selecione um de nossos empreendimentos para conferir o endereço e os horários de funcionamento.

 

Trabalhe Conosco

Cadastre-se em nosso site.

© 2018 Grupo Zaffari. Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade
Grupo Zaffari