Novidades

- 12.06.2017

Da casca à semente: os tesouros escondidos nos alimentos

Aprenda a utilizar integralmente frutas e vegetais

Imprimir esta novidade
Compartilhar esta novidade

Você sabia que nas cascas, sementes, talos e folhas de alimentos que as pessoas costumam descartar estão presentes inúmeros nutrientes, vitaminas e substâncias com poderes incríveis? Isso significa que você pode estar jogando fora a possibilidade de preparar pratos saudáveis e apetitosos, além de produtinhos com propriedades naturais e úteis no dia a dia para sua casa e cuidado do seu corpo.

A Paola Troian, do site “A Gringa do Dedo Verde”, traz dicas para viver de forma sustentável e compartilha ótimas sugestões de como aproveitar integralmente os alimentos, dando outros destinos a partes geralmente rejeitadas das frutas, legumes e verduras.

Caldo de legumes
A quantidade de cascas e talos de vegetais que vai para o lixo é impressionante. E já que sempre precisamos de caldo de legumes para receitas como sopas e risotos, que tal armazenar descartes e fazer a sua própria preparação? Para isso, basta separar um saco de freezer com fechamento hermético. Sempre que cozinhar, vá armazenando cascas de cebola, alho, talos de temperos, folhas de alho-poró, cascas de batata, cenoura e o que mais for da sua preferência.

Mantenha o saco no congelador por até 6 meses, até que esteja bem cheio. Aí, leve todos os ingredientes para uma panela grande, cubra com água e deixe cozinhar por meia hora. Sem óleo, nem temperos. Coe e armazene o líquido por até 4 dias na geladeira. Ou então, congele o caldo em formas de gelo por até 3 meses. Pronto. Caldo de legumes sempre fresco, cheio de sabor e saúde.

Chá de casca de abacaxi
Descascou um abacaxi? Coloque as cascas em uma panela, cubra com água e acrescente alguns cravos. Deixe ferver por meia hora. Escorra e adoce. Para tomar bem gelado no verão ou quentinho no inverno: um chá sustentável e cheio de sabor.

Coringa: Casca de laranja!
Dá dó jogar fora as cascas frescas de laranja e os óleos essenciais maravilhosos que existem nelas, não é mesmo? Então aqui vão duas opções para usar ao máximo as suas propriedades desengordurante e repelente contra insetos.

Para preparar o desengordurante, basta depositar as cascas frescas de três laranjas em um vidro grande. Cubra com vinagre de álcool (branco). Deixe apurar o desengordurante por 5 dias, agitando diariamente o frasco para misturar bem. Coe e transfira para um borrifador. Assim você terá sempre à mão um excelente desengordurante natural e que, de quebra, vai deixar um delicioso aroma de laranja na casa. Ah, aqui vale usar casca de bergamota também!

Para fazer o repelente natural contra moscas e mosquitos, você pode usar pedaços de casca fresca de laranja em pontos estratégicos da sua casa. É eficiente, seguro para crianças e ainda deixa o ambiente perfumado.

Borra de café que vira esfoliante e pesticida
Acredita que a borra do café é um excelente esfoliante para o corpo, eliminando células mortas e deixando sua pele macia e sedosa? É isso mesmo. Para fazer seu esfoliante natural, misture duas xícaras de borra de café, ½ xícara de açúcar demerara e 3 colheres (sopa) de óleo de coco e mexa até os ingredientes se misturarem. Aplique a massa no corpo fazendo movimentos circulares, deixe agir por 20 minutos e retire com água morna durante o banho. Dica incrível, né?

E para fazer um pesticida natural que vai manter sua hortinha livre de pragas, distribua a mesma mistura de forma uniforme sobre a terra e no entorno da planta que está sendo atacada por formigas, lesmas ou caracóis. Não tem erro!

Com algumas pequenas mudanças no seu cotidiano, você pode evitar que muita coisa boa vá para o lixo. Não esqueça que, para consumir as cascas, talos e folhas dos alimentos, deve ser feita uma boa higienização. Todos os legumes, verduras e frutas devem ser lavados em água corrente e passados em solução de hipoclorito de sódio, para eliminar microrganismos. E para evitar trabalho extra, lembre-se de higienizá-los antes de começar a cozinhar. Assim, os descartes estarão prontos para serem utilizados.

Revista de Ofertas

Confira as principais ofertas
da rede Zaffari & Bourbon.

Endereços e horários:

Selecione um de nossos empreendimentos para conferir o endereço e os horários de funcionamento.

 

Trabalhe Conosco

Cadastre-se em nosso site.

© 2017 Grupo Zaffari. Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade
Grupo Zaffari