Novidades

- 17.07.2017

Como passar pelo inverno de forma saudável?

Alimentos termogênicos, substituição de ingredientes e exercícios físicos são algumas das dicas

Imprimir esta novidade
Compartilhar esta novidade

Com o frio, nosso organismo sente a necessidade de se manter aquecido, e isso ocorre através de um processo chamado termogênese. No inverno, a temperatura exterior é muito mais baixa, fazendo com que o corpo precise gerar mais energia para se manter aquecido. É exatamente por isso que sentimos mais vontade de comer alimentos ricos em carboidratos (alimentos energéticos) e gordurosos. Para que a gente não caia nas tentações de receitas muito calóricas, uma dica boa é investir nos alimentos termogênicos. Esses, fazem o metabolismo trabalhar mais no processo digestivo e, consequentemente, aumentam a queima de gorduras e calorias.

Os melhores alimentos termogênico são aqueles ricos em fibras, a aveia, pimenta vermelha, mostarda, gengibre, vinagre de maçã, acelga, aspargos, couve, vegetais fibrosos (brócolis, acelga, couve), a laranja, o kiwi, o abacaxi, a cafeína, o guaraná, a canela, o chá verde, o chá de hibiscus, a água gelada, a linhaça, a gordura de coco, cacau, derivados que contém Ômega-3 (bacalhau, salmão, arenque, sardinha, anchova) e ácido linolêico conjugado (encontrado na carne bovina e em alguns laticínios).

Como aplicar isso no dia a dia? A pimenta, a mostarda, e o gengibre podem entrar nas suas preparações mais básicas: sopas, arroz, carnes, muffins e etc. Já a canela, o cacau e o guaraná em pó podem estar em mingau (que combinado com a aveia dá aquela turbinada), em bolinhos saudáveis, muffins e panquecas. Os chás podem ser misturados com sucos, formando os suchás. Uma boa combinação é misturar ½ xícara de chá verde com ½ xícara de chá de abacaxi, acrescentar canela e gengibre e partir para o abraço!

O universo saudável é enorme, fazendo boas substituições dá pra fazer até um delicioso chocolate quente saudável. No lugar do leite, utilize o leite de aveia, ele vai deixar a bebida cremosa e deliciosa, e no lugar do achocolatado, utilize cacau em pó e açúcar de coco!

E vinho, pode? Com certeza você deve ter escutado por aí que o vinho é uma opção mais saudável das bebidas alcoólicas, e agora no inverno ele cai superbem, né? O vinho possui antioxidantes polifenóis, eles são componentes naturais encontrados na casca e na semente da uva. Esse componente possui ação antibiótica, efeito antioxidante e ainda reduzem o colesterol LDL e aumentam o colesterol HDL, ajudando a prevenir a formação de placas de gordura nas artérias. Tudo isso deve ser combinado com uma dieta balanceada e hábitos saudáveis. E falando nisso, é importante lembrar de não deixar de lado a atividade física. Continue se exercitando, mesmo nos dias frios! Os exercícios físicos mantêm a massa muscular, importante para que nosso corpo gaste mais calorias em repouso. Claro, procure sempre um profissional para garantir que você está fazendo os exercícios corretos, viu?

Revista de Ofertas

Confira as principais ofertas
da rede Zaffari & Bourbon.

Endereços e horários:

Selecione um de nossos empreendimentos para conferir o endereço e os horários de funcionamento.

 

Trabalhe Conosco

Cadastre-se em nosso site.

© 2017 Grupo Zaffari. Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade
Grupo Zaffari