Novidades

- 09.01.2018

Como diminuir a quantidade de sal no preparo dos alimentos?

Aprenda a fazer temperos caseiros e mais naturais com ervas e outros ingredientes

Imprimir esta novidade
Compartilhar esta novidade

A preocupação e busca por hábitos mais saudáveis já é uma realidade há bastante tempo; cada vez mais procuramos novas maneiras de levar mais saúde e mais qualidade de vida para à mesa e para a rotina daqueles que amamos. Dados os primeiros passos, algumas dúvidas começam a surgir, e a principal delas é: como diminuir a quantidade de sódio das preparações e utilizar temperos mais naturais? O sódio em excesso está diretamente relacionado com hipertensão arterial, pedra nos rins e retenção hídrica. Como diminuir o sódio sem deixar sua comida sem gosto é um desafio e tanto. Por isso, a nutricionista Paula Pinto, do programa “E agora, Nutrinha?” passou aqui para ensinar seis mix de temperos para utilizar no dia a dia, levando muito sabor de forma saudável para seus pratos. E o melhor, esses mix de temperos podem ficar armazenados na geladeira por até 3 meses para serem usados quando você precisar.

Vamos começar pelas carnes, separando-as em: carnes vermelhas, peixes e frango e lombo para o preparo dos mix. Os temperos prezam pela combinação de sabores apropriada para o seu prato.

Para o mix de temperos para carnes vermelhas, você vai precisar de:
• 2 colheres de sopa de cebola em flocos desidratada, 1 colher de sopa de alho em flocos desidratado, 1 colher de sopa de pimenta do reino, 1 colher de sopa de tomilho, 1 colher de sobremesa de endro (dill), 1 colher de sobremesa de sal rosa. Misture tudo e armazene em pote de vidro bem vedado por até 3 meses.

Para o mix de temperos para frango e lombo, utilize:
• 2 colheres de sopa de cebola em flocos desidratada, 1 colher de sopa de alho poró desidratado, 1 colher de sopa de salsinha desidratada, 1 colher de sopa de páprica doce, 1 colher de sobremesa de sálvia, 1 colher de sobremesa de sal rosa. Misture tudo e armazene em pote de vidro bem vedado por até 3 meses.

Para o mix de temperos para peixes:
• 2 colheres de sopa de cebola em flocos, 1 colher de sopa de alho em flocos desidratado, 2 colheres de sopa de coentro em pó, 1 colher de sopa de semente de mostarda moída, 1 colher de chá de alecrim, 1 colher de sobremesa de sal rosa. Misture tudo e armazene em pote de vidro bem vedado por até 3 meses.

Também tem opções para a hora de fazer os grãos, legumes ou aquela sopinha quentinha do jantar. Muito sabor com baixo teor de sódio, seu paladar e sua saúde vão adorar. Vamos conferir?

Para o mix de temperos para feijão, lentilha e grão de bico:
• 1 colher de sopa de alho desidratado, 10 folhas de louro triturados, 1 colher de chá de pimenta calabresa, 1 colher de sopa de cebola em flocos, 1 colher sobremesa de sal rosa. Misture tudo e armazene em pote de vidro bem vedado por até 3 meses.

Para o mix de temperos para legumes:
• 1 colher de sopa de alho em flocos desidratado, 1 colher de sopa de salsinha desidratada, 1/2 colher de sopa de orégano, 1/2 colher de sopa de tomilho, 1/2 colher de sopa de semente de mostarda moída, 1 colher de sobremesa pimenta branca moída, 1 colher de sobremesa de sal rosa. Misture tudo e armazene em pote de vidro bem vedado por até 3 meses.

Para o mix de temperos para sopas e caldos:
• 1 colher de sopa de cebola em flocos, 1 colher de sopa de alho em flocos, 1 colher de sopa de salsinha desidratada, 1 colher de sopa de cebolinha desidratada, 1 colher de chá de páprica picante, 1 colher de sobremesa de sal rosa. Misture tudo e armazene em pote de vidro bem vedado por até 3 meses.

Caso você não encontre algum dos temperos desidratados, você pode usar in natura. Nesse caso, você deve utilizar o triplo da medida da receita e conservar o mix pronto na geladeira por até 7 dias. Você pode ainda congelar em forminhas de gelo por 3 meses, descongelando apenas a medida que for utilizar em cada preparação.

Revista de Ofertas

Confira as principais ofertas
da rede Zaffari & Bourbon.

Endereços e horários:

Selecione um de nossos empreendimentos para conferir o endereço e os horários de funcionamento.

 

Trabalhe Conosco

Cadastre-se em nosso site.

© 2018 Grupo Zaffari. Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade
Grupo Zaffari