Novidades

- 17.05.2018

Como congelar carnes, verduras e frutas

Melhores formas para utilizar bem o espaço do freezer e facilitar a vida

Imprimir esta novidade
Compartilhar esta novidade

Compra carne demais.
Congela.
Descongela.
Não usa tudo.
Congela de novo.

Você já viu essa história acontecer e se repetir em algum lugar? Se sim, está na hora de compartilhar esses truques práticos de congelamento de alimentos com tais pessoas. E se for você mesmo uma dessas pessoas, então faça bom proveito das dicas!

O processo de descongelar várias vezes o mesmo alimento, além de ser uma prática trabalhosa quando se está com pressa, faz com que esse alimento perca cada vez mais suas propriedades, seu sabor e sua qualidade. Por isso, para facilitar a vida, especialmente de quem mora sozinho ou a dois, o ideal é fracionar os alimentos em pequenas quantidades na hora de congelar.

Por exemplo, ao invés de você guardar todos os bifes comprados e não utilizados em uma única embalagem, guarde cada bife em um saquinho plástico separado. Assim, quando você precisar, você descongela apenas a quantidade necessária para cada oportunidade.

Uma técnica bastante utilizada para congelar bifes é a seguinte:

1º) Com os bifes ainda em temperatura ambiente, disponha-os em uma forma de alumínio.
2º) Coloque a forma no congelador por cerca de 2h. Assim eles congelarão todos retinhos e o saquinho não grudará no bife depois.
3º) Retire e embale os bifes um a um em saquinhos plásticos.
4º) Empilhe-os e leve-os de volta ao congelador sem a forma.

Fácil, não é? Você consegue armazenar vários bifes utilizando pouco espaço no freezer.

O mesmo acontece com as frutas. Ao invés de armazená-las inteiras, o recomendado é picá-las em tamanhos menores. A banana em rodelas, o mamão e o abacate em cubos, os moranguinhos cortados ao meio, e assim por diante. Após essa etapa, coloque cada tipo de fruta em um saquinho daqueles com zíper, lembrando de fazer porções pequenas para utilizações únicas. Pronto, quando você quiser preparar um smoothie rápido para o café da manhã em menos de 10 minutos, como já ensinamos nessa matéria, as frutas estarão bem conservadas. Potes plásticos com tampa também podem ser utilizados nesses casos; porém, ocupam muito mais espaço no seu congelador.

Já os legumes e vegetais exigem um método de congelamento um pouco mais delicado. É importante fazer o chamado “branqueamento”:

1. Lave bem e descasque os vegetais.
2. Mergulhe-os em água fervente.
3. Deixe ferver novamente, conte 2 minutos e retire.
4. Coloque os vegetais em água com gelo.
5. Após 2 minutos, escorra toda a água e o gelo.
6. Guarde os vegetais em sacos com zíper.

Uma excelente prática para antecipar os preparos das sopas e cremes tão bem-vindas no inverno. Congele hoje para utilizar depois e agilizar sua vida!

Revista de Ofertas

Confira as principais ofertas
da rede Zaffari & Bourbon.

Endereços e horários:

Selecione um de nossos empreendimentos para conferir o endereço e os horários de funcionamento.

 

Trabalhe Conosco

Cadastre-se em nosso site.

© 2018 Grupo Zaffari. Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade
Grupo Zaffari