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- 08.01.2018

Coco: a diversidade que vai da água ao chips

Aproveite os benefícios do coco e seus substratos neste verão

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Há algum tempo o coco, assim como o abacate, saiu da zona de alimentos proibidos e indesejados nas dietas para se tornar um queridinho do momento. A fruta tem na sua composição a famosa gordura do bem, que muitas vezes acaba confundindo e deixando quem está em busca de uma alimentação mais saudável com o pé atrás. Afinal, que gordura é essa e o que ela faz? A gordura encontrada no coco é formada na sua maioria por triglicerídios de cadeia média (TCM), que é absorvido facilmente e no fígado se transforma em energia. Dessa forma, não fica acumulado como gordura. É claro que para que isso aconteça, você precisa de hábitos alimentares saudáveis e ser fisicamente ativo. O coco também é rico em fibras que auxiliam no funcionamento do intestino. A combinação de gorduras e fibras torna o coco um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, eleva a glicemia sanguínea devagar, promovendo saciedade e evitando o acúmulo de gordura.

Suas variações são muitas: água de coco, óleo de coco, manteiga de coco, chips de coco, farinha de coco, açúcar de coco, leite de coco, coco ralado e por aí vai. Chegando as temperaturas mais quentes a gente logo lembra da água de coco geladinha na beira da praia para refrescar e repor as energias, certo? A forma mais famosa de consumir o coco é através do líquido que ele carrega dentro, o qual é rico em minerais como potássio, cálcio, magnésio e zinco. A água de coco é considerada um isotônico natural, ótimo para manter a hidratação do corpo. Consumindo o coco regularmente, ele tem poder de melhorar a imunidade, aumentar o metabolismo, alterar o HDL e desintoxicar o corpo. Ainda fica ótimo em shakes e batidas: o gostinho suave e adocicado traz ainda mais sabor para as bebidas.

O óleo e a manteiga de coco são fontes dos TCM, principalmente o ácido láurico – o mesmo encontrado no leite materno – que aumenta a imunidade e combate bactérias, fungos e vírus. Pode ser submetido a altas temperaturas, sendo um bom substituto em receitas quentes. Já os chips de coco são ótimos snacks, trazendo saciedade e podem ser feitos em casa a partir da polpa do coco (daquele coco seco que você encontra na seção de hortifrútis do Zaffari, sabe?). Basta tirar as lascas e assar. Também é com ele que você pode fazer o leite de coco, ótima opção para intolerantes à lactose, e depois ainda aproveitar os resíduos do leite para fazer a farinha. Quer mais versatilidade que isso? Para os que gostam de praticidade, você encontra o leite e a farinha já prontinhos para consumo. Assim como a farinha, o açúcar de coco pode ser uma boa opção em receitas, tornando sua preparação mais saudável com menor índice glicêmico e mais fibras!

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