Novidades

- 07.11.2017

Chia: a semente andina que você deveria incluir na alimentação

Conheça todos os benefícios

Imprimir esta novidade
Compartilhar esta novidade

A sálvia hispânica – popularmente conhecida como chia – é uma semente oval e pequena, com coloração variada (preta, marrom, cinza e branca), altamente proteica e originária da região andina do México e da Guatemala. Ótima fonte de energia, reza a lenda que os astecas consumiam um punhado da semente e obtinham energia para guerrilhar por um dia inteiro. Naquela época era, inclusive, possível pagar os impostos com chia como moeda de troca.

A chia tem sido muito ligada ao emagrecimento, pois oferece diversos benefícios à saúde que, consequentemente, levam à perda de peso. Ela é capaz de promover uma conversão mais lenta de carboidratos em açúcares, ou seja, ajuda no controle da glicemia sanguínea. Isso faz com que a fome demore mais para aparecer, além de evitar o acúmulo de gordura. Ajuda também a evitar o envelhecimento precoce através de seus antioxidantes que combatem os radicais livres. É boa fonte de ômega 3, fibras, aminoácidos e proteínas. As fibras ajudam a regular o trânsito intestinal e o ômega 3 é um importante anti-inflamatório. A chia é completa em vitaminas e minerais, auxiliando na prevenção de diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão e obesidade.

De sabor suave, ela possui uma capacidade de gelatinização que ajuda na saciedade e é excelente para receitas, como a de sagu com chia que a nutricionista Paula Pinto, do programa “E agora Nutrinha?” já ensinou por aqui. Pode substituir a chia pela linhaça; porém, não precisa ser triturada para ser ingerida. No mercado é possível encontrá-la em grãos, farinha e óleo. Pode ser acrescentada às saladas, sucos, molhos, frutas, bolos, panquecas, iogurtes, sopas e por aí vai. É capaz de absorver até 12 vezes o seu próprio peso em líquidos, sendo uma boa opção para engrossar receitas. Se misturar a chia com líquidos por, no mínimo, três horas formar-se-á um gel, transformando aquele suco de uva em geleia, por exemplo. Use a criatividade e traga mais saúde às suas preparações!

Revista de Ofertas

Confira as principais ofertas
da rede Zaffari & Bourbon.

Endereços e horários:

Selecione um de nossos empreendimentos para conferir o endereço e os horários de funcionamento.

 

Trabalhe Conosco

Cadastre-se em nosso site.

© 2017 Grupo Zaffari. Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade
Grupo Zaffari