Novidades

- 14.09.2017

Cacau: aprenda a consumir o fruto que dá origem ao chocolate

Fruto pode ser comprado nas lojas Zaffari e Bourbon e oferece inúmeros benefícios à saúde

Imprimir esta novidade
Compartilhar esta novidade

Quando comemos um delicioso chocolate ou aquela trufa recheada, mal passa pela nossa cabeça a origem dessa delícia. O cacau em pó já nos é bastante familiar e, atualmente, os nibs de cacau (sementes torradas, descascadas e trituradas) também vêm ganhando fama. Entretanto, você sabia que o cacau é um fruto? No Brasil, o cacau é cultivado em nove estados, predominantemente na Bahia – responsável por até 80% do cultivo nacional. Já falamos por aqui da origem do cacau e de como ele se transforma em chocolate; então hoje vamos aprender como consumir o fruto e quais os benefícios dele à nossa saúde.

O fruto do cacaueiro, o cacau, tem em média 15 a 25 centímetros de comprimento. No seu interior, encontramos 20 a 50 sementes envoltas por uma polpa adocicada e de coloração bem clarinha. As sementes do fruto – também chamadas de amêndoas – são muito ricas em antioxidantes, combatendo os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce e prevenindo doenças. Além disso, possuem propriedades anti-inflamatórias e antialergênicas. Já na polpa é possível encontrar fibras, vitaminas A, vitaminas do complexo B, vitamina C, niacina e alguns minerais como o potássio, cálcio, magnésio e fósforo. O cacau também contém fitonutrientes como teobromina, catequinas e epicatequinas (que também encontramos no famoso chá verde) e muitos polifenóis, como os flavonoides. Assim como a banana, possui boas doses de triptofano, um precursor de serotonina – neurotransmissor responsável pelas sensações de bem-estar e felicidade.

Podemos inserir na alimentação as sementes torradas, comer a polpa pura ou ainda fazer um delicioso suco. Para degustar a polpa, abra o cacau, retire semente por semente e chupe a polpa ao redor. O sabor é adocicado e ácido e a textura é escorregadia. Para fazer um suco, você vai precisar retirar toda a polpa das sementes, o que pode ser um pouco trabalhoso, mas vale o esforço. Com a ajuda de uma peneira, esfregue as sementes até que a polpa desgrude e passe pela peneira. Utilize água para auxiliar nesse processo. Quando tiver sobrado apenas as sementes em cima da peneira, pegue a polpa e bata com água gelada. Prontinho! Já as sementes remanescentes do processo você pode colocar em uma tigela coberta com água e deixar fermentando por 3 dias. Após isso, lave-as novamente na peneira para certificar-se que saiu toda a polpa. Coloque em um papel toalha e deixe secar no sol e em um lugar seco por mais 5 dias. Feito esse processo de secagem, asse no forno elétrico por 10 minutos, triture no liquidificador e, assim, obterá cacau em pó! Se tentar morder as sementes cruas, identificará um gosto bastante amargo, como o característico dos chocolates amargos mais puros.

Para escolher o fruto do cacau nos hortifrútis das lojas Zaffari e Bourbon é preciso ficar atento à cor dele. Quando a casca estiver na tonalidade púrpura escuro ou vermelha, o fruto está maduro e bom para consumo.

Bom apetite!

Revista de Ofertas

Confira as principais ofertas
da rede Zaffari & Bourbon.

Endereços e horários:

Selecione um de nossos empreendimentos para conferir o endereço e os horários de funcionamento.

 

Trabalhe Conosco

Cadastre-se em nosso site.

© 2017 Grupo Zaffari. Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade
Grupo Zaffari