Novidades

- 30.10.2017

Bebidas vegetais: um substituto para o leite de origem animal

Aprenda as diferenças, benefícios e como utilizar

Imprimir esta novidade
Compartilhar esta novidade

Os leites vegetais têm aparecido cada vez mais nas prateleiras do mercado e têm sido estrela em muitas receitinhas saudáveis que encontramos por aí. Os “leites vegetais”, na verdade, são bebidas produzidas através de um processo onde o líquido é retirado a partir do processo de hidratar e triturar com água alguns tipos de sementes, grãos e frutos. Como não são produzidos pelas mamas de nenhum animal, o termo correto seria bebidas vegetais, mas pela sua semelhança com o leite de vaca acabam sendo chamados de leite também.

Diferenças e propriedades nutricionais
Diferente do leite de vaca, as bebidas de origem vegetal não possuem lactose na sua composição, o que acaba sendo uma ótima opção para alérgicos, intolerantes ou veganos. Entretanto, para quem busca uma alimentação mais saudável e equilibrada também são interessantes. A gordura proveniente dos vegetais é diferente da gordura animal. Nos vegetais, encontramos gorduras mono e poli-insaturadas, que ajudam a diminuir a concentração de colesterol LDL e possuem efeito anti-inflamatório, ajudando a manter estável o nível de açúcar no sangue e ativando o metabolismo. As suas vitaminas e minerais vão variar dependendo da base que for utilizada para extração do leite. Como assim? Se o leite é de amêndoas, é rico em cálcio, vitamina E, potássio, magnésio, zinco, cobre, fósforo, fibras e vitaminas do complexo B. Já se o leite é de aveia, é rico em beta-glucanas, uma fibra superamiga da dieta e do emagrecimento. Ou seja, cada leite vegetal tem suas particularidades e propriedades. O leite de coco, por exemplo, é riquíssimo em ácido láurico e monolauril, duas gorduras termogênicas de rápida digestão, que promovem a queima de calorias e a perda de peso

Como utilizar
Todos os leites vegetais podem substituir o leite em preparações e receitas de bolos, vitaminas, mingaus, panquecas, moquecas e assim por diante. O sabor também varia bastante. O leite de aveia tem sabor mais suave e é mais fácil de engrossar sendo uma boa alternativa para molhos. Já o leite de arroz tem sabor mais característico, mas pode ser ótimo em bolos e panquecas. Os leites de amêndoas e de coco têm sabor marcante e ficam ótimos em doces. A verdade é que tudo vai depender do seu paladar! Fazer testes e analisar qual agrada mais as suas papilas gustativas é a melhor dica que podemos dar.

Diante de tudo isso, você deve estar se perguntando do cálcio. É possível obter cálcio sem o leite de vaca? A reposta é sim! O gergelim, por exemplo, possui 9 vezes mais cálcio que o leite. Ingerindo brócolis no almoço também é possível obter quantidades suficientes de cálcio para ter ossos saudáveis. Mas cuidado: o leite vegetal não possui a mesma quantidade de proteínas que o leite de vaca; então, o melhor a fazer na hora de substituir os leites é contar com um profissional capaz de manter a sua alimentação equilibrada em macro e micronutrientes. Além disso, é importante frisar que apesar de nutritivas, as bebidas de origem vegetal não devem substituir o aleitamento materno. Qualquer substituição para o leite materno deve ser acompanhada de um pediatra ou nutricionista.

Nas prateleiras do seu Zaffari ou Bourbon preferidos, você encontra os leites vegetais da Isola Bio em embalagens de 200ml e 1L. A embalagem menor é ótima para carregar na lancheira ou para quem mora sozinho e não toma leite todos os dias. Já a embalagem maior é ótima para quem gosta de tomar leite todas as manhãs ou divide a sua caixinha com a família. Fabricados por uma empresa italiana, esses leites vegetais da Isola Bio são orgânicos também e podem ser ingeridos puros, adoçados com extrato de baunilha, açúcar de coco ou demerara, adoçantes naturais como stevia ou até batido com tâmaras.

Use a criatividade, experimente cada um deles, procure receitas e arrisque fazer preparações trocando o leite animal por vegetal. Aposto que você vai se surpreender com as delícias que podem ser feitas e ainda ganhará muita saúde de brinde!

Revista de Ofertas

Confira as principais ofertas
da rede Zaffari & Bourbon.

Endereços e horários:

Selecione um de nossos empreendimentos para conferir o endereço e os horários de funcionamento.

 

Trabalhe Conosco

Cadastre-se em nosso site.

© 2017 Grupo Zaffari. Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade
Grupo Zaffari